O que são pré-autorizações e termos de responsabilidade?
05-01-2015 00:00
Para efetuar alguns atos médicos ao abrigo do seu plano de saúde, é necessária uma autorização prévia da VICTORIA.
Esta pré-autorização deverá ser solicitada, através da Linha de Apoio ao Cliente, até 15 dias antes da data prevista de ocorrência. Em caso de ocorrência de acidente ou doença súbita, em que não seja possível solicitar a pré-autorização nos termos e prazos referidos, a respetiva autorização deverá ser solicitada no prazo máximo de 48h a contar da data do início do internamento.
É condição necessária na comparticipação das despesas inerentes, a pré-autorização pela VICTORIA dos tratamentos e elementos auxiliares de diagnóstico a seguir indicado:
Tratamentos:
Fisioterapias, Terapia de Fala, Radioterapia, Tratamento da dor crónica, Laserterapia, Quimioterapia, Cobaltoterapia, Fototerapia.
Exames de Diagnóstico:
Genética médica, Ressonância Magnética, TAC, Arteriografia/Angiografia, Polissonografia, Embolização Arterial, Amniocentese, Medicina Nuclear, Exames com recurso a sedo analgesia/anestesia geral.
A VICTORIA não comparticipará despesas com estes Atos Médicos que não tenham sido objecto de uma pré-autorização.
Termos de Responsabilidade por Exames de Alto Custo
Para os Clientes com planos de saúde em modalidade de reembolso, e para exames de alto custo (nomeadamente TAC, Ressonâncias, Tomografias, SPECT, OET, Exames com recurso a sedação, Endoscopias, e outras) o cliente poderá ainda solicitar à VICTORIA um Termo de Responsabilidade. Este benefício opcional permite às Pessoas Seguras o acesso a estes exames com apenas o copagamento indicado no Plano e a VICTORIA pagará diretamente ao Prestador o remanescente do custo.
Nestes casos, o cliente terá de solicitar a Autorização para algum das seguintes unidades hospitalares:
- Hospital da Trofa (todas as unidades);
- HPP (todas as unidades dos Hospitais Privados Portugueses);
- Grupo Joaquim chaves (Laboratório e Quadrantes).
O facto de ser emitido um Termo de Responsabilidade para um Exame de Alto Custo é também uma garantia de que a despesa é clínica e contratualmente elegível no respectivo Plano de Benefícios. Desta forma, o Cliente saberá antecipadamente que a despesa é aceite e qual o valor a seu cargo.
Será validado o plafond disponível, desta forma e mesmo quando o plafond for eventualmente insuficiente ou recusado, o Cliente continuará a beneficiar do preço convencionado.